­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Belo Horizonte é a cidade mais digital do Brasil, segundo ranking

14/06/2011 22:19

Belo Horizonte (MG) foi considerada a cidade mais digital do Brasil em um índice que mediu o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em 75 municípios brasileiros. De acordo com o "Índice Brasil de Cidades Digitais", realizado pela primeira vez pela Momento Editorial, em parceria com a instituição CPqD, Curitiba (PR) ficou na segunda posição, seguida por Porto Alegre (RS) .

Pequenos municípios, como Ibirapuitã (pouco mais de 4 mil habitantes), no interior do Rio Grande do Sul, Tarumã (cerca de 13 mil habitantes), no estado de São Paulo, e Tauá (55 mil habitantes), no interior do Ceará, também estão bem posicionados no ranking – entre os dez primeiros.

Para medir o nível de digitalização das cidades no Brasil, o CPqD criou um questionário de 15 perguntas formuladas a partir de critérios relacionados à infraestrutura tecnológica – equipamentos, cobertura geográfica –, disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade – para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas.

O questionário foi respondido por cem municípios, de todas as regiões do Brasil. Desse total, 75 foram validados após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE.

“Ainda falta muito para que as cidades brasileiras alcancem o nível de digitalização plena. Mas, com iniciativas simples como a ampliação da quantidade de aplicações e serviços", afirma Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial.

Confira as cidades mais digitais da pesquisa:
1.º - Belo Horizonte (MG);
2.º - Curitiba (PR);
3.º - Porto Alegre (RS);
4.º - Vitória (ES);
5.º - Ibirapuitã (RS):
5.º - Jundiaí (SP);
6.º - Campinas (SP);
7.º - Santos (SP);
7.º - São Carlos (SP);
8.º - Tarumã (SP);
9.º - São Paulo (SP);
10.º - Tauá (CE).

 

PORRA CADE NEU RJ NEM ENTROU AE =/

 

 

 

 

 

 

FONTE : G1

Pesquisar no site