[Ciber Guerra] Brasil terá “defesa” cibernética

13/06/2011 21:24

 

Como todos já sabem, a Guerra Cibernética já deixou de ser fantasia e especulações, para se tornar uma realidade ameaçadora para diversos países. Conscientes disso autoridades políticas de vários países, começaram a trabalhar em uma defesa e resposta a essa guerra, na qual as “bombas”, “armas” e “tanques” chegam por fibra ótica, foi ai que surgiram os primeiros cibercomandos e ciberguerrilheiros, formados por especialistas em TI, Hacking e Analise e resposta a Incidentes, o trabalho desses profissionais é fazer a segurança dos sistemas do país, monitorar ações suspeitas e responder a ameaça (ataque) caso seja necessário.

Dentre os países que estão se preparando ou já se consideram prontos para a ciberguerra estão Estados Unidos, China, Rússia e alguns países da União Européia. Mas e o Brasil, como que ele esta nessa história toda? – Felizmente, as autoridades brasileiras já reconhecem a ameça e estão se preparando.

Recentemente foi divulgado em diversas mídias como jornais e revistas, que as forças armadas brasileira, lideradas pelo Exército, planejam inaugurar no segundo semestre desse ano, um Centro de Defesa Cibernética, denominado CDCiber, formado por cerca de 100 oficiais das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). O CDCiber será responsável pela proteção das redes militares e governamentais, além de contribuir com a proteção a infraestrutura de informação. Segundo informações o CDCiber já esta sendo formado e ficará localizado em um prédio do Exército em Brasília.

Seguindo a reputação pacifista do Brasil, o governo e os militares preferem usar o termo “defesa cibernética” e não o popular “guerra cibernética” que é o mais utilizado por outros países.

Essa estratégia de defesa nacional contra ataques cibernéticos, esta sendo desenvolvida pela Casa Civil em conjunto com a Presidência da República, Ministérios da Defesa, das Comunicações, das Ciência e Tecnologia e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR).

Bom, agora só nos resta aguardar e torcer para que o CDCiber consiga proteger nossas redes e sistemas, ou pelo menos as redes e sistemas governamentais e militares, o importante é que as autoridades brasileiras estão acompanhando ou tentando acompanhar a evolução cibernética, até que fim :D .