Como Gravar Conversas Telefônicas no PC

02/08/2011 21:08


Você sabia que é possível usar o computador como um "grampo" eletrônico? Usar o PC para gravar conversas telefônicas é muito mais prático e barato do que usar um gravador convencional, além de ter uma capacidade de gravação de centenas de horas, visto que o áudio é gravado em um arquivo no disco rígido do micro. Além disso, você pode ainda converter os arquivos de áudio para MP3, para ocuparem menos espaço ainda no disco rígido, ou até mesmo gravar os arquivos como um CD de áudio para que as conversas telefônicas gravadas possam ser ouvidas em qualquer CD player.

Até pouco tempo atrás modems com recurso de voz (modems "voice") eram muito populares no mercado. Estes modems tinham como recurso extra a secretária eletrônica, um sistema de viva-voz e o sistema de gravação de conversas telefônicas. Por desconhecimento dessas capacidades, a maioria dos usuários sequer sabia que o modem era capaz de efetuar estas tarefas, e os fabricantes acabaram por retirar estes recursos nos modelos mais novos para baratear o modem.

Alguns modems mais modernos têm uma saída chamada TAD (Telephony Answering Device), que pode ser usada para ligar o modem à placa de som, através de um cabo similar ao usado na conexão do CD-ROM à placa de som. Através desta conexão é possível gravar conversas telefônicas usando a sua placa de som. Para isso, é necessário que a sua placa de som tenha também uma entrada TAD e você instale o cabo ligando o modem à placa de som.
 
 
 
Com a popularização da Internet banda larga, cada vez menos usuários têm modems instalados no micro. A solução para transformar o PC em um gravador de conversas telefônicas é a construção de um pequeno circuito que descrevemos a seguir. Este circuito é muito simples e barato de ser montado, você não deverá gastar nem R$ 10 montando ele. Mesmo um usuário sem conhecimentos aprodundados de eletrônica conseguirá montá-lo sem muita dificuldade. As peças que você precisará comprar são: um resistor 4K7 x 1/2 W, um capacitor 220 nF x 200 V, dois diodos zener 5 V x 1 W, um potenciômetro de 10 K logaritmo (que servirá como controle de volume) e um plugue P2 mono macho. Há ainda um transformador telefônico. Para baratear o equipamento, sugerimos que você simplesmente remova o transformador de um modem velho (2.400 bps, por exemplo). Veja na Figura 2 como é este transformador usado por modems. Nós publicamos um tutorial chamado "Como Dessoldar Componentes" que poderá ser muito útil para aqueles que não sabem como remover o transformador do modem.



clique para ampliar
Figura 1: Esquema do grampo telefônico.
 
 



clique para ampliar
Figura 2: Transformador usado em modems.

Depois de montado o circuito, basta ligá-lo de um lado na linha telefônica e do outro na entrada Mic In da placa de som. Para gravar as conversas, você precisará de um programa de gravação, como o Sound Forge. Na falta de um programa, use o Gravador de Som do próprio Windows. Como a qualidade da linha telefônica não é alta, você pode gravar na qualidade 11.025 Hz mono para que o arquivo gravado fique o menor possível.

Atenção: Lembramos que a gravação de conversas telefônicas sem autorização da outra parte é crime. Você só pode gravar conversas telefônicas com o consentimento das pessoas que estão conversando.

FONTE :clubedohardware