Como Manipular Pessoas

29/07/2017 10:36

Manipular os outros é uma ótima maneira de obter o que deseja – seja enganando seu chefe para que ele te dê um aumento ou fazendo com que seu namorado te leve para viajar para algum lugar romântico. Seja qual for a sua razão para manipular alguém, se você quer fazer as jogadas certas, precisa aprimorar suas habilidades e experimentar uma variedade de técnicas de manipulação, e aprender a manipular as pessoas em diversas situações. Se quer aprender a manipular os outros, siga estes passos.

 

 

1

Aprimore suas habilidades de manipulação

  1. Imagem intitulada Manipulate People Step 1
    1
    Assista a aulas de atuação. Para conseguir manipular, você tem que aprender a dominar suas emoções e fazer com que as outras pessoas sejam receptivas aos seus sentimentos inventados. Se você quer saber como parecer mais angustiado do que realmente está, ou como usar uma variedade de outras técnicas emocionais para conseguir o que quer, então assistir a uma aula de atuação é uma maneira perfeita para melhorar o seu poder de persuasão.
    • Não diga às outras pessoas que você está assistindo a uma aula de atuação se você só estiver fazendo isso para aprender a manipular as pessoas. Caso contrário, elas vão ficar ainda mais desconfiadas das suas táticas.
     
  2. Imagem intitulada Manipulate People Step 2
  1. 2
    Assista a uma aula de debate ou de oratória. Embora as aulas de atuação possam ajudá-lo(a) a dominar suas emoções e a convencer os outros de que você está muito angustiado, se não obtiver o desejado, participar de uma aula de debate ou de oratória irá fazê-lo(a) aprender a convencer as pessoas a lhe darem qualquer coisa de uma forma calma e racional. Você não vai apenas aprender a organizar e apresentar suas ideias de uma forma mais construtiva, como também vai descobrir técnicas para fazer com que as suas necessidades pareçam ser muito convincentes.
     
  2. Imagem intitulada Manipulate People Step 3
    3
    Estabeleça semelhanças. Você pode fazer isso pelo método chamado "cópia". Nesse caso, você tenta imitar a linguagem corporal da pessoa, sua entonação e daí por diante.
    • O método calmo e persuasivo é ótimo para convencer seu chefe ou colegas de trabalho a fazer algo. Ser emocional pode não funcionar em um ambiente profissional.
     
  3. Imagem intitulada Manipulate People Step 4
    4
    Seja carismático. As pessoas carismáticas têm uma tendência natural para conseguir o que querem. Se você quiser manipular as pessoas, precisará trabalhar o seu carisma. Você deve ser capaz de iluminar uma sala com seu sorriso, de ter uma linguagem corporal acessível para que as pessoas queiram falar com você, e precisa conseguir manter uma conversa com absolutamente qualquer um, desde o seu priminho de nove anos de idade até o seu professor de história. Aqui estão algumas outras maneiras de ser carismático:
    • Faça as pessoas se sentirem especiais. Faça contato visual quando falar com elas, e pergunte sobre os sentimentos e interesses delas. Mostre-lhes que você realmente se importa em conhecê-las—mesmo que isso não seja verdade.
    • Transpire confiança. Pessoas carismáticas amam quem são e o que fazem. Se você tiver fé em si mesmo(a), as pessoas estarão muito mais propensas a levá-lo(a) a sério e a ceder às suas necessidades.
    • Tenha confiança ao dizer algo, seja uma verdade ou uma mentira. Tente ser desinibido quando falar de qualquer assunto.
     
  4. Imagem intitulada Manipulate People Step 5
    5
    Aprenda com os mestres. Se você tem um amigo, membro da família ou até mesmo um inimigo que é um mestre em manipulação, estude essa pessoa e até mesmo faça anotações para ver como ela sempre consegue obter o que quer. Isto lhe dará uma nova visão sobre como manipular as pessoas, mesmo se você acabar sendo enganado no processo.
    • Se estiver realmente empenhado em aprender a manipular as pessoas, talvez você possa acabar equipado com conhecimentos que possibilitem a manipulação de tal indivíduo.
     
  5. Imagem intitulada Manipulate People Step 6
    6
    Aprenda a ler as pessoas. Cada pessoa tem uma estrutura emocional e psicológica diferente e, portanto, é manipulada por diferentes razões. Antes de começar a traçar o seu mais novo esquema de manipulação, tire um tempo para estudar a pessoa que você quer manipular para conseguir entender o que a afeta e encontrar a melhor abordagem para conseguir fazê-la atender às suas necessidades. Aqui estão algumas coisas diferentes que você pode descobrir ao ler as pessoas:
    • Muitas pessoas são suscetíveis a respostas emocionais. Essas pessoas são emocionais por elas mesmas: choram em filmes, amam filhotes e têm fortes poderes de simpatia e empatia. Para fazer com que elas façam o que você quer, você terá que jogar com as emoções delas, até que elas sintam pena de você e lhe deem o que você quer.
    • Outras pessoas têm um forte reflexo de culpa. Algumas pessoas foram criadas em um lar cheio de restrições, onde elas eram punidas por cada pequena coisa errada que faziam, e agora elas passam a vida se sentindo culpadas por tudo o que fazem. Com essas pessoas, a resposta é óbvia—faça-as se sentirem culpadas por não darem o que você quer, até que elas façam isso.
    • Algumas pessoas são mais receptivas à abordagem racional. Se o seu amigo é mais direcionado pela lógica, lê o jornal frequentemente e sempre precisa de fatos e provas antes de tomar uma decisão, então você terá que usar seus poderes persuasivos de calma para conseguir o que quer, ao invés de usar seus sentimentos para manipulá-lo.
     
 

 

2
Use uma variedade de técnicas de manipulação
  1. Imagem intitulada Manipulate People Step 7
  1. 1
    Siga um pedido que não parece razoável por um mais razoável. Essa é a tática de teste pelo tempo para conseguir o que você realmente quer. Ela é simples. Se você quiser manipular alguém, deve primeiro fazer um pedido meio absurdo, esperar a pessoa rejeitá-lo, e depois seguir com um pedido mais razoável. Ele vai soar muito mais atraente para a sua vítima, em comparação com o primeiro pedido.[1]
    • Por exemplo, se você quiser que o seu funcionário chegue cedo no dia seguinte, é só dizer, “Você se importaria em liderar o novo projeto? Você só terá que vir trabalhar duas horas mais cedo nos próximos meses.” Quando o funcionário balançar a cabeça, é só dizer, “Ah, tá bom. Mas você se importaria em vir cedo amanhã para me ajudar a encerrar este relatório?” Ele será muito mais receptivo após o primeiro pedido.
     
  2. Imagem intitulada Manipulate People Step 8
    2
    Faça um pedido incomum antes do seu pedido real. Outra forma de pedir a alguém para fazer algo por você, é fazer um pedido incomum que tira a guarda da pessoa de uma forma que ela não consegue pensar em dizer não. Se você pedir o pedido habitual imediatamente—dinheiro, um passeio, ajuda com a lição de casa—as pessoas estarão mais propensas a dizer não, porque suas mentes foram condicionadas a evitar essas tarefas. [2]
    • Por exemplo, se você quer pedir a alguém na rua para assinar uma petição, você pode primeiro pedir a essa pessoa para ajudá-lo a amarrar o sapato, porque você torceu as costas e não pode se curvar. Isto irá estabelecer um relacionamento com a pessoa, e torná-la menos propensa a recusar seu pedido quando você pedir a ela para assinar a petição.
     
  3. Imagem intitulada Manipulate People Step 9
    3
    Inspire medo, depois alívio. Se você quer conseguir o que quer, pode primeiro fazer uma pessoa temer o pior, ser aliviada e, em seguida, ficar feliz o suficiente para lhe conceder o que quiser. Este é um pequeno truque cruel, mas ele vai obter resultados para você.[3]
    • Por exemplo, você poderia dizer ao seu amigo, “Sabe, quando eu estava dirigindo seu carro, ouvi um barulho terrível, e tive certeza de que seu motor tinha morrido. Mas aí eu percebi que o barulho estava apenas vindo do rádio—não é engraçado?” Faça uma pausa e espere o seu amigo se recuperar antes de dizer, “Por falar nisso—você se importa se eu pegar seu carro emprestado de novo no fim de semana?”
     
  4. Imagem intitulada Manipulate People Step 10
    4
    Faça a pessoa se sentir culpada. A culpa é outra excelente tática para conseguir o que você quer, se você estiver manipulando a pessoa certa. Em primeiro lugar, escolha alguém que está propenso a já se sentir culpado. Depois, faça a pessoa se sentir como se ela estivesse sendo um pai, amigo ou namorado ruim por não dar o que você quer, não importa o quão ridículo seja o pedido.[4]
    • Se você quiser que o seu pai ou mãe se sinta culpado, apenas faça-o sentir que a sua vida ou infância está sendo sofrida, porque ele/ela não está deixando você ter experiências suficientes.
    • Se você quiser que o seu amigo se sinta culpado, lembre-o de todas as grandes coisas que você já fez para ele, ou mencione casualmente todas as vezes que ele te deixou para baixo.
    • Se você quer que seu namorado se sinta culpado, basta dizer, “Tudo bem—Eu já esperava isso,” fazendo ele se sentir como se sempre te deixasse para baixo.
     
  5. Imagem intitulada Manipulate People Step 11
    5
    Use o suborno. O suborno é outra ótima maneira de conseguir o que você quer. Você não tem que chantagear alguém para usar esse truque para conseguir seus objetivos. Você pode até mesmo subornar alguém com uma recompensa que não seja tão atraente, ou com algo que você faria de qualquer forma. Por exemplo, você pode pedir ao seu amigo para que ele te ajude a estudar para a prova de matemática, e oferecer a ele uma carona para a aula em troca disso, mesmo que você tenha dado a ele uma carona antes e isso não seja uma grande coisa.
    • Descubra o que a pessoa quer e tente dar isso à ela. Se a sua amiga tem uma queda pelo noco cara na escola, prometa que vai tentar conseguir o número dele, se ela fizer o que você quer.
    • Não deixe que o suborno fique muito óbvio. Basta fazer parecer com que você realmente quisesse fazer algo de bom para essa pessoa em troca.
     
  6. Imagem intitulada Manipulate People Step 12
    6
    Faça a vítima. Se fazer de vítima é uma ótima maneira de conseguir o que você quer, contanto que você não exagere. Esta é uma ótima tática que deve ser usada com moderação, mas que irá perfurar o coração da sua vítima quando feito da maneira correta. Basta agir como se você fosse uma pessoa altruísta e maravilhosa, e que todo o mal no universo, de alguma forma, caiu em cima de você.
    • Faça-se de bobo. Diga, “Eu simplesmente não entendo o que eu continuo fazendo de errado.” Faça parecer com que você esteja genuinamente perplexo com o porquê das coisas nunca darem certo para você.
    • Diga, “Tudo bem—já estou acostumado com isso.” Faça com que a pessoa se sinta culpada, como se você estivesse cercado por pessoas que nunca irão te ajudar.
    • Seja patético. Se o seu amigo não vai lhe dar um passeio pela cidade, diga,“Tudo bem—Eu vou andando. O exercício pode ser bom.”
     
  7. Imagem intitulada Manipulate People Step 13
    7
    Use a lógica. Para as pessoas na sua vida que pensam racionalmente, a lógica é a grande persuasora. Venha armado com pelo menos três razões orientadas para resultados, para mostrar o porque a coisa que você quer iria beneficiar você e até mesmo a pessoa para a qual você está fazendo o pedido. Fale com calma e racionalmente à medida em que apresentar o seu caso, e não perca a calma. Para alcançar uma pessoa racional, você precisa manter a emoção fora da conversa, ou então não vai conseguir o que deseja.
    • Aja como se o seu pedido fosse a única coisa lógica a se fazer. Faça a pessoa sentir-se ridícula por não ver as coisas do jeito que você está vendo, mas sem dizer isso diretamente.
     
  8. Imagem intitulada Manipulate People Step 14
    8
    Não quebre o personagem. Seja qual for o seu método, se o seu amigo, colega de trabalho ou outra pessoa significativa te pegar usando uma tática manipuladora, ou perceber que você está fingindo estar mais chateado do que realmente está, nunca admita que isso é verdade. Ao invés disso, olhe ainda mais chateado e diga, “Eu não acredito que você poderia pensar nisso,” o que fará com que a pessoa se sinta ainda mais culpada e chateada por você.[5]
    • Uma vez que você tenha admitido usar táticas de manipulação, vai ser muito mais difícil manipular a mesma pessoa novamente.
     
 

 

3
Manipulando qualquer pessoa em sua vida
  1. Imagem intitulada Manipulate People Step 15
    1
    Manipule seus amigos. Manipular seus amigos pode ser um pouco complicado, pois eles te conhecem bem o suficiente para notar algum blefe seu, caso suas habilidades de manipulação não estejam perfeitas. Mas não se preocupe – você ainda pode conseguir que seus amigos façam o que você quiser. Primeiro, você tem que bajular seu amigo. Uma semana antes de precisar de um grande favor, seja gentil, faça pequenos favores para ele, e tente mencionar o fato de que ele é um grande amigo. Faça o que for necessário para ser um amigo modelo, mas sem exagerar.
    • Use suas emoções. Seus amigos se importam com você, e não vão querer vê-lo chateado. Use aquelas habilidades de atuação para parecer muito mais chateado do que você realmente está.
    • Relembre o seu amigo de como ele é um grande amigo. Esteja preparado com exemplos de momentos em que você fez coisas incríveis por causa da amizade.
    • Critique um pouco. Você não tem que colocar a carta do "mau amigo" na mesa, mas pode casualmente mencionar algumas vezes que esse amigo tenha te decepcionado. Faça parecer que você está acostumado com esse tipo de comportamento indiferente do seu amigo, mas sem acusar de forma exagerada.
     
  2. Imagem intitulada Manipulate People Step 16
    2
    Manipule alguém que você gosta. Manipular alguém que você gosta para conseguir o que você quer não precisa ser difícil. A maneira mais óbvia de fazer isso é jogar o seu charme e deixá-lo animado e, em seguida, pedir o favor, o que significa que ele não conseguirá fazer amor com você se ele não te dar o que você quer. Mas se você não quer partir para essa estratégia extrema, há uma série de maneiras mais sutis para manipular a pessoa que você gosta.
    • Seja qual for a sua abordagem, certifique-se de que você esteja sexy quando fizer o seu pedido. Você terá mais chances de conseguir o que quer, se a pessoa que você gosta se lembrar de quão linda ou sexy você é.
     
  3. Imagem intitulada Manipulate People Step 17
    3
    Para a pessoa cair nos seus truques, você precisa causar uma boa impressão nela. Seja flexível e ardiloso ao projetar sua imagem.
    • Use suas emoções. A pessoa que você ama quer te ver chorando ou ficando visivelmente chateado? É claro que não.
    • Se você realmente quiser obter o que deseja, use a abordagem de chorar absurdamente em público. Da mesma forma em que é mais provável que um pai ceda a uma criança que está se jogando no chão e fazendo uma birra em público, seu namorado/marido vai ser mais propenso a aceitar seu pedido se você estiver chorando em público. No entanto, use esta técnica com moderação.
    • Use pequenos subornos. Se você realmente quer que seu homem a leve para um piquenique romântico, ofereça-se para ir ao jogo de baseball com ele no dia seguinte. Assim, isso se torna menos uma manipulação e mais como um compromisso comum.
     
  4. Imagem intitulada Manipulate People Step 18
    4
    Manipule o seu chefe. Usar a abordagem racional e lógica com o seu chefe irá funcionar melhor. Se você aparecer na mesa do seu chefe chorando ou falando sobre seus problemas pessoais, terá muito mais chances de ser demitido do que conseguir o que você está tentando. Em vez disso, seja lógico e firme com o seu chefe, apresentando as razões concretas pelas quais você precisa conseguir o que deseja.
    • Tente ser um funcionário modelo na semana anterior em que você pretende fazer o seu pedido. Trabalhe até mais tarde, mantenha um grande sorriso em seu rosto, e até mesmo traga uns docinhos ou bolos pela manhã “só por trazer.”
    • Peça de forma improvisada. Peça ao seu chefe como se o pedido não fosse grande coisa, e simplesmente faça o pedido casualmente, ao invés de dizer, “Há algo realmente importante que eu queria te perguntar.” Isto irá alertá-lo de que o que você está pedindo é realmente algo importante.
    • Tente pedir no fim do dia ou durante uma pausa. Não fale com o seu chefe no início do dia, quando ele está estressado com todo o trabalho que tem que fazer. Ao invés disso, faça o pedido a ele quando ele estiver prestes a sair para almoçar ou ir para casa no final do dia—então, ele será mais propenso a conceder-lhe o pedido do que desperdiçar o tempo livre dele discutindo com você.
     
  5. Imagem intitulada Manipulate People Step 19
    5
    Manipule seu professor. Para manipular o seu professor, você tem que misturar o profissionalismo com um pouco de emoção. No dia em que fizer o seu pedido, você deve tentar ser um aluno exemplar. Chegue na aula mais cedo, mostre que você fez a leitura solicitada, e seja ativo e envolvido na sala de aula.
    • Diga ao seu professor o quão incrível ele é, sem exagerar. Basta mencionar casualmente o quão inspirador ele é, ou o quanto você ama o assunto.
    • Mencione que “muitas coisas estão acontecendo em casa.” Isso criará um ar meio embaraçoso, e seu professor vai sentir pena de você, sem querer saber mais.
    • À medida em que você continuar falando sobre a sua vida pessoal, espere seu professor ficar desconfortável e te oferecer uma extensão do prazo ou deixar você reescrever seu trabalho. Se isso não acontecer, comece pelo negativo. Diga, “Eu sei que você geralmente não dá extensões de prazo…” e deixe sua voz enfraquecer, enquanto seus olhos ficam marejados e você olha para fora da janela, com um ar perdido.
    • Se ainda assim não funcionar, vá para o lado emocional. Comece a chorar enquanto fica misterioso sobre as coisas “acontecendo em casa”, e espere seu professor ficar tão desconfortável que não tenha escolha a não ser dar o que você quer.
     
  6. Imagem intitulada Manipulate People Step 20
    6
    Manipule seus pais. Seus pais devem te amar incondicionalmente e, por isso, já são muito mais suscetíveis à manipulação. Se você tiver uma base de amor e apoio, então tudo o que você precisa fazer é ser um modelo de filho por um tempo, antes de fazer seu pedido. Não ultrapasse seu limite de horário e passe um tempo estudando e ajudando em casa, o tanto quanto você puder. Então, vá à luta.
    • Fale o seu pedido como se fosse algo perfeitamente razoável. Se você quer ir a um show à noite na escola, pergunte de forma casual e improvisada, ao invés de sentar-se para ter uma conversa séria sobre o assunto. Faça parecer com que você não pudesse entender algum motivo dos seus pais dizerem não.
    • Você pode até mesmo tentar pedir enquanto está dobrando uma roupa ou lavando a louça. Isso vai lembrar seus pais de quão ótimo filho ou filha você realmente é.
    • Fale que todos os seus amigos estarão lá, e que os pais deles estão tranquilos com isso. Não faça com que o assunto seja algo importante.
    • Faça seus pais se sentirem culpados. Se você queria ir a um show, apenas diga, “Não é grande coisa. Eu vou pedir para os meus amigos me comprarem uma camiseta ou algo assim depois do show, e tudo bem.” Faça-os se sentirem como se eles estivessem realmente fazendo você perder um grande evento social ou outro tipo de experiência. Não diga, “Vocês estão arruinando minha vida!” Se você fizer o jogo certo, eles vão chegar à essa conclusão por conta própria.
     
 

Dicas

  • Outra dica incrível é enganar quem você quiser manipular a fazer algo que você quer que eles façam, mas, depois, "coincidentemente", tornar o trabalho mais difícil para eles. Mas quando eles vierem até você e queixarem-se de como foi difícil, basta dizer "Poxa, sinto muito que tenha sido tão difícil. Eu não sei como isso pôde ter acontecido". E faça parecer como se não fosse sua culpa. Mas certifique-se de que antes de tentar isso, você tenha certeza que é algo que eles não possam voltar atrás.
  • Assista à uma aula de atuação para te ajudar a dominar suas emoções.
 

Avisos

  • Sempre manipular as pessoas para conseguir o que você quer pode fazer você perder amigos, assim como o respeito de seus professores, chefes ou colegas de trabalho.
 
 
Fonte: https://pt.wikihow.com/Manipular-Pessoas