­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Como resolver problemas para se conectar ao MSN Messenger 2010

03/07/2011 18:14

Mesmo tendo sido anunciado como versão obrigatória do programa, o MSN Messenger ainda apresenta diversos problemas sob os mais variados aspectos. Muitas vezes, o problema pode estar na hora de conectar-se, ou seja, fazer o login. Em outros casos o problema está na recepção de mensagens, que sempre voltam. Entretanto, o que mais irrita o usuário é acessar o programa e perceber que toda a sua lista desapareceu sem mais, nem menos.

Não se preocupe. A não ser que você tenha passado sua senha para alguém mal intencionado ou foi vítima de um invasor, sua lista continua intacta. Se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, o Baixaki preparou uma lista de atitudes a serem tomadas quando o MSN resolver não exibir a sua lista de contatos. Afinal, nada pode ser tão chato quanto ver que seus amigos não estão mais lá.

Corrija os bugs do seu MSN!

Então, se você quer resolver logo esse problema, procure uma dessas sugestões que o Baixaki traz para neste artigo especial para o MSN Messenger 2010. Afinal, boa parte dos problemas presenciados por usuários – sejam eles leigos ou não – está no MSN. Vamos lá! Mãos à obra!
Calma, vai ficar tudo bem...

Aguarde um pouco!A primeira medida a ser tomada, como dizem os mais sábios, é esperar. Às vezes pode acontecer um certo delay no carregamento da sua lista de contatos. Isso tende a acontecer com mais frequência com listas muito extensas, ou seja, com mais de 100 contatos elencados. Por isso, se você conectar o seu MSN e perceber que ninguém está por lá, aguarde alguns instantes para que o programa carregue todos os nomes. Essa demora também poderá acontecer se a sua conexão for muito lenta ou esteja sofrendo alguma interferência (downloads muito pesados, redes compartilhadas etc).

O processo ainda está ativo

Se você já tentou a alternativa de esperar alguns momentos e até mesmo já reiniciou sua conexão no MSN Messenger, ele pode ter continuado “ligado” e isso impediu-o de ser reativado corretamente. Mesmo que você feche um programa, por vezes ele pode continuar ativo no sistema. Isso pode ocorrer por algum erro ou problema (muitas vezes) passageiro.

Se o programa não é fechado corretamente, a causa do conflito existente acaba não sendo resolvida e o aplicativo continua com erro. Para certificar-se de que o MSN Messenger seja corretamente reiniciado, feche o programa. Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre a Barra de tarefas e selecione a opção “Gerenciador de Tarefas”. O Gerenciador também pode ser acessado pelas teclas Ctrl+Alt+Delete e selecionando a opção para abri-lo na lista.

Em seguida, abra a aba de “Processos” e procure por msnmsgr.exe e wlcomm.exe. Se algum deles estiver listado, clique com o botão direito sobre a o processo e selecione “Finalizar Processo”. Feito isso, tente entrar novamente no MSN Messenger para verificar se o seu problema foi resolvido.

Processo aberto no Gerenciador de Tarefas

Mantenha-se atualizado!Atualize seu MSN!Alguns problemas de conflito de versões e de arquivos obsoletos podem ocasionar o “desaparecimento” da sua lista. Por isso, verifique se a sua versão do MSN Messenger 2010 é realmente a mais recente do mercado. Para descobrir, abra a janela do Messenger e tecle ALT para que a barra de menus apareça. Feito isso, clique em “Ajuda” e depois acesse a opção “Sobre o Messenger”. Então, verifique se o número que está no seu programa é compatível com o da versão mais atual.

Versão mais recente do MSN

Caso não seja, você poderá encontrar a versão mais nova do MSN Messenger 2010 no Baixaki! Clique aqui para acessar!

Para os usuários hardcore

Edite os registrosUma solução um tanto radical para este problema pode ser as alterações no registro do seu MSN Messenger. Por isso, é recomendável que você faça um ponto de restauração do seu sistema ou então um backup para que não enfrente problemas mais sérios. Também é importante ter algum tempo de experiência com o seu computador para fazer isso. Se você não se sentir apto, peça a alguém que tenha conhecimento em alterações nos registros dos programas. Depois de tomar todas as providências, é hora de partir para o que interessa. Acesso o menu “Iniciar” do seu computador. Se você estiver usando o Windows XP, clique em “Executar” e digite “regedit” e tecle ENTER.

Porém, se o seu sistema operacional for o Windows Vista, tudo o que você precisará fazer é acessar o menu “Iniciar” e digitar “regedit” e pressionar ENTER. Uma janela aparecerá. Contudo, antes de fazer qualquer alteração, você deve fechar seu MSN Messenger. Verifique se existe algum ícone do MSN próximo ao relógio do seu computador. Se houver, clique com o botão direito e feche.

Feito isso, você deverá proceder da seguinte maneira:
 

  • Clique em HKEY_CURRENT_USER
  • Acesse a pasta “Software”
  • Acesse a pasta “Microsoft”
  • Acesse a pasta “MSNMessenger”
  • Exclua a chave “Policies”
  • Volte à pasta “Microsoft”
  • Acesse a pasta “Windows Live”
  • Acesse a pasta “Communication Clients”
  • Exclua a chave “Shared”

Data e hora do sistema

Por vezes o problema pode ser causado por algo tão simples como configurações de data e hora erradas no sistema. Para verificar as configurações regionais, entre no “Menu Iniciar” e clique em “Painel de Controle”. Feito isso, digite “data e hora” (sem aspas) no campo de pesquisa. Nos resultados, dê um duplo clique em “Data e Hora”.

Configurações de data e hora

Então, verifique se tudo está configurado de acordo com sua região (GMT) e se a data e hora exibidas estão corretas. Se algo estiver errado, clique em “Alterar data e hora..” ou “Alterar fuso horário” para a configuração do fuso horário.

Verificando as configurações regionais do sistema

Quando tudo estiver correto, abra novamente o MSN Messenger e verifique se ele voltou ao normal.Já pensou em eliminar o cache?
Apague o conteúdo da pasta!Em alguns casos o problema pode estar em algo que dificilmente você irá relacionar ao seu MSN Messenger: o cache. Sim, ele também guarda arquivos de conexão e contatos para facilitar a sua entrada. Contudo, esta reserva não está livre de ser corrompida por alguma força externa. Portanto, é importante certificar-se de que uma limpeza de vez em quando não fará mal a ninguém.

Se você possui o Windows XP instalado na sua máquina, deve proceder da seguinte maneira:
 

  • Feche o MSN Messenger e verifique se o ícone está ativo na Barra de Tarefas
  • Abra a pasta C:\Documents and Settings\SEU USUÁRIO DO WINDOWS\Contactos\SEU ENDEREÇO DO MESSENGER
  • Exclua todo o conteúdo desta pasta
  • Abra o MSN Messenger novamente


Caso você utilize o Windows Vista, siga estes passos:
 

  • Feche o MSN Messenger e verifique se o ícone está ativo na Barra de Tarefas
  • Acesse a pasta C:\Users\SEU USUÁRIO DO WINDOWS\Contacts\ SEU ENDEREÇO DO MESSENGER
  • Exclua todo o conteúdo desta pasta
  • Acesse a pasta C:\Users\NOME DE USUÁRIO\AppData\Local\Microsoft\Windows Live Contacts
  • Exclua o conteúdo desta pasta
  • Abra o MSN Messenger novamente

Apague todos os arquivos da pasta

Crie exceções no seu Firewall
O firewall do Windows ou qualquer outro que você utilize pode adicionar restrições a alguns programas que necessitam estar conectados à internet. Por isso, em alguns casos, quem por ventura usava qualquer versão da série 8 do MSN e foi obrigado a utilizar a série 9 ou simplesmente quis atualizar para o novo MSN Messenger 2010, terá de reafirmar as permissões nas configurações do firewall. Para isso, você precisará acessar o Painel de Controle do Windows.

Acesse o Painel de Controle

Uma vez lá, clique duas vezes sobre o ícone do firewall e verifique se as checkboxes do Windows Live Messenger e Windows Live Sync estão ativas. Caso não estejam, ative-as e clique em OK para finalizar. Feche as janelas e volte a testar o seu MSN. Isso deve fazer com o que o MSN encontre a sua lista sem problema algum.

Verifique as permissões

Problemas de certificação digital

Se o problema está não necessariamente na lista de contatos, mas em alterar nome de usuário, frase de exibição e coisas do tipo, isso pode estar sendo causado por uma configuração de certificados do Internet Explorer. Para resolver esse problema, abra o navegador Internet Explorer, entre no menu “Ferramentas” e escolha “Opções de Internet”.

Opções da internet

Feito isso, entre na aba “Avançadas”. Observe que há uma grande lista de itens divididos em categorias. Na categoria “Segurança”, desmarque a opção “Verificar a revogação de certificados do servidor*”. Reinicie o browser para aplicar a alteração (ele pode ser encerrado logo em seguida, mas antes precisa ser reiniciado para que a nova configuração tenha efeito).

Revogando a verificação do certificado

Então, abra seu MSN e verifique se o problema foi resolvido.A versão oficial

A Microsoft, como toda empresa responsável, explica o que acontece para que este erro seja ocasionado em alguns computadores. De acordo com Nick H, um dos desenvolvedores do Windows Live Messenger, o desaparecimento acontece devido a um erro interno do Messenger em algumas configurações de computadores. Mesmo que o anúncio da Microsoft tenha sido “institucionalizar o uso do MSN Messenger 2010”, a persistência do erro deve ser resolvida com a desinstalação dessa versão e a volta à anterior.



FONTE: BAIXAKI

Pesquisar no site