­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Como rodar programas incompatíveis com o Windows Vista

18/07/2011 14:27

Quando se faz upgrade de sistema operacional, do Windows XP para o Vista, alguns aplicativos podem não trabalhar direito no novo ambiente.

O Vista procura contornar esse problema aplicando o Modo de Compatibilidade.

Esse modo permite que programas escritos para o XP ou versões anteriores do Windows sejam executados como se estivessem no sistema antigo.

Para executar o Assistente de Compatibilidade de Programas, abra o menu Iniciar, selecione Painel de Controle e Programas. Na seqüência, clique no link Usar Um Programa Mais Antigo Com Esta Versão do Windows na área Programas e Recursos (se o Painel de Controle estiver no modo clássico, clique no link Página Inicial do Painel de Controle antes).

Siga as instruções do assistente para localizar o programa, selecione um modo de compatibilidade (a versão do Windows em que ele trabalhava corretamente), defina as configurações de exibição e os privilégios, sempre clicando em Avançar para prosseguir.

Quando o Vista concluir o processo e carregar o programa, confira se ele está funcionando corretamente e, dependendo dessa análise, defina se o programa deverá usar sempre essas configurações ou tente novas opções até resolver o problema.

Testamos o recurso com o dicionário Aurélio Século XXI e com o programa de captura de tela ScreenHunter. O primeiro não era executado no Windows Vista e o segundo funcionava, mas apresentava bugs. Nos dois casos, o Modo de Compatibilidade funcionou perfeitamente.

Pesquisar no site