­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Como saber se uma url encurtada é segura?

02/06/2011 17:39

O que é uma url encurtada?


As URLs, ou páginas de links encurtadas, já fazem algum tempo que estão fazendo sucesso na internet, cada vez mais os donos de sites, links, blogs, etc. estão fazendo uso desse mecanismo. Com a grande expansão das redes sociais essa prática teve um alto índice de crescimento. Muitos sites conhecidos aderiram a essa onda e também encurtaram a sua URL. A grande ideia de encurtar um link é muito benéfica, pois costuma facilitar a divulgação e memorização do site em questão. Porém, há um agravante que está sendo desaprovado por muitos e gerando muita desconfiança entre os usuários. Apesar da facilidade de um link encurtado, a URL em questão pode levar o usuário para um link malicioso que alguém com más intenções criou propositalmente para infectar seu computador com algum tipo de vírus.

Ao encurtar uma URL, o link gerado não possui relação com o link original. Deste modo fica muito complicado ao usuário identificar o tipo de conteúdo, podendo levar ao link desejado ou mesmo a uma forma de vírus encontrada na URL encurtada. Como não podemos fugir das URLs encurtadas, precisamos saber nos defender, pois, muitas vezes um simples link pode trazer grandes riscos a um computador e como não sabemos com certeza o que esta por trás de uma URL encurtada, muitas vezes acabamos correndo riscos, como vírus, acesso de sites pornográficos ou mesmo scripts maliciosos.

Que as URLs encurtadas facilitam a vida do usuário nós já sabemos, porém, mesmo com a facilidade é gerado um problema. Vamos entender: Quando o novo código com a URL encurtada substitui a URL original, não é mais possível ler o endereço no link, para tanto, não temos certeza para onde seremos levados ao clicar sobre ele. Deste modo, não temos mais pistas sobre o responsável pelo link. Esta “facilidade” para os usuários acabou se tornando uma excelente alternativa para as pessoas de má índole que utilizam a internet como meio de distribuição de links mal intencionados.

Onde descobrir o destino da url encurtada?


Com a grande propagação das URLs encurtadas, os serviços foram obrigados a encontrar alternativas para que algumas pessoas maliciosas não usurpassem de um serviço que veio para facilitar a vida dos usuários. Deste modo, existem mecanismos capazes de descobrir se o usuário está ou não entrando em terreno virtual perigoso.



Leia mais no Oficina da Net: Como saber se uma url encurtada é segura?


Leia mais no Oficina da Net: Como saber se uma url encurtada é segura?

O endereço URL X-ray veio para facilitar a vida de todos. Deste modo, a partir do endereço encurtado, o site visualiza antecipadamente o endereço original para onde o usuário será levado. O uso do URL X-ray é bastante simples. O usuário precisa copiar o link encurtado, em seguida colar no site e apertar o botão “X-Ray”. Como resposta aparecerá uma imagem. Esta é uma boa alternativa de saber previamente se o link o levará para uma página segura ou não.

Existem mais alternativas na internet para descobrir se o link vale a pena ser visitado ou não. O site http://www.unshorten.com/ também fornece ao usuário o link original da URL encurtada.



Leia mais no Oficina da Net: Como saber se uma url encurtada é segura?


Leia mais no Oficina da Net: Como saber se uma url encurtada é segura?

O seu funcionamento também é muito fácil. O usuário precisa apenas colar o link encurtado no campo indicado na página principal e em seguida clicar no botão “Unshorten”. Após o clique, o usuário poderá ter acesso ao link original, que ficará logo abaixo do link encurtado. Agora não há desculpas para você entrar em uma URL encurtada e ter algum prejuízo. Assim, caso tenha dúvidas, não hesite em entrar nos sites acima mencionados e ter a certeza que realmente vale a pena entrar na URL encurtada.



Leia mais no Oficina da Net: Como saber se uma url encurtada é segura?


Leia mais no Oficina da Net: Como saber se uma url encurtada é segura?

Pesquisar no site