­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Definições Wireless

16/06/2011 17:49

802.11b

IEEE 802.11b é um padrão de rede sem fio criado pelo Institute of Electrical and Electronics (IEEE - Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).

Modo Ad Hoc

O modo Ad-Hoc permite que dispositivos sem fio comuniquem-se diretamente uns com os outros, eliminando a necessidade de um Ponto de acesso ou qualquer conexão a uma rede conectada, o Modo Ad Hoc também é chamado de modo ponto-a-ponto (peer-to-peer) ou IBSS (independent Basic Service Set).

SSID

SSID significa Service Set Identifier, é simplesmente o nome da rede conectada ao Ponto de acesso.

BSS ou Estação-base

Quando um Ponto de acesso é conectado a uma rede conectada e a um conjunto de dispositivos sem fio, isso é intitulado de Basic Service Set (BSS - Estação-base), uma Extended Service Set (ESS) é um conjunto de duas ou mais BSS que formam uma única sub-rede.

ID de ESS

O ID de ESS (ID de Extended Service Set) é uma identificação atribuída ao Ponto de acesso ao qual a placa CompactFlash Wi-FI se conecta, dispositivos sem fio conectando-se a um Ponto de acesso precisam usar o mesmo ID de ESS, o ID de ESS é constituído de até 32 caracteres e faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica por Host)

O protocolo de configuração dinâmica por host (DHCP) é um procedimento seguido por computadores em uma rede para indentificarem uns aos outros e certificarem-se de que a informação é transferida corretamente.

Modo Infra-estrutura

No modo infra-estrutura, a rede sem fio é formada de pelo menos um ponto de acesso conectado à infra-estrutura da rede conectada e um conjunto de estações finais sem fio.

Endereço IP Os computadores e outros dispositivos de rede em uma rede recebem um número de identificação usando o Protocolo de Internet (Endereço IP).

Endereço MAC

Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico de hardware que identifica um Ponto de acesso, uma placa Wi-Fi ou qualquer outro dispositivo na rede.

Criptografia WEP

WEP (Wired Equivalent Privacy) é um protocolo de segurança para redes locais sem fio (WLANs) definido no padrão 802.11b, o WEP foi criado para proporcionar o mesmo nível de segurança que um LAN conectado.

Limite de RTS (Pedido de Transmissão)

O limite de pedido de transmissão (Limite de RTS) é uma consulta para permitir a transmissão de dados a um Ponto de acesso, a habilitação desta opção evita que dados de dois dispositivos sem fio cheguem no Ponto de acesso ao mesmo tempo, pois caso duas transmissões sem fio chegarem juntas no ponto de acesso, os dados de ambas as transmissões serão perdidos.

Quando os dados chegam juntos, existiu uma colisão de transmissão, esse tipo de problema acontece quando dois dispositivos sem fio estão dentro do alcance do mesmo Ponto de acesso, mas não dentro do alcance um do outro, na verdade, eles estao ocultos um do outro.

Quando o Limite de RTS é habilitado, o dispositivo sem fio envia uma mensagem de Pedido de Transmissão ao Ponto de acesso antes de transmitir os dados, o Ponto de acesso responde com uma mensagem Pronto para Enviar (CTS - clear to send) para o dispositivo sem fio, confirmando o período de tempo reservado para a transmissão.

Ao mesmo tempo, o Ponto de acesso envia para todos os outros dispositivos sem fio ao alcance para cancelar momentaneamente a tansmissão.

A definição padrão para o Limite de RTS é Desabilitado, pois habilitar o Limite de RTS sobrecarrega a rede e com certeza irá afetar negativamente o seu desempenho.

Limite Frag. Fragmentação é usada para melhorar a eficiência na transmissão de grandes arquivos (pacotes) por uma rede sem fio, quando o Limite Frag. estiver Habilitado, arquivos de grande porte serão divididos antes de serem transmitidos e serão reunidos no Ponto de acesso, o valor de fragmentação pode ser definido de 256 a 1500.

Instalar o Estabilizador

16/06/2011 17:51

Instalar o Estabilizador

O estabilizador não faz parte do  micro computador, mas é importante definir o que é o estabilizador e como deve ser ligado, pois a sua utilização é muito comum em nosso país, já que temos muitas variações na rede de energia elétrica. A função do estabilizador como o próprio nome diz, é...

Trocando Fonte do PC

16/06/2011 17:54

Trocando Fonte do PC

necessário que seja feita a substituição por outra fonte de maior potência. A troca da fonte por outra de maior potência se torna necessária quando é anexado à CPU um componente que requeira uma quantidade maior de energia ou por algum defeito na fonte de alimentação. Se depois de instalar um...

Ventiladores no HD?

16/06/2011 17:56

Ventiladores no HD?

processador da máquina que gera calor, a placa de vídeo, a placa-mãe, as memórias e o disco rígido são também grandes fontes de calor. A maioria dos usuários de computadores dão muita importância para a ventilação do processador e muita pouca importância para a ventilação dos demais componentes...

Princípio das Memórias

16/06/2011 17:58

Princípio das Memórias

  Apesar das diferenças existentes na implementação de cada um dos tipos de memória, um certo conjunto de princípios básicos de operação permanece o mesmo para todos os sistemas de memória. Cada sistema requer um conjunto de tipos diferentes de...

Pesquisar no site