Ferramenta para criptografia TrueCrypt

10/09/2011 08:46
05/09/2011 Autor: Paulo Tacio Assine nosso Feed RSS Comente

Um assunto que chama muito a atenção de usuários de informática é a segurança de arquivos e pastas pessoais, como proteger esses arquivos e evitar que outras pessoas leiam, vejam, escutem ou acessem seus dados ou arquivos? A resposta exata para essa pergunta seria a Criptografia.

Com a criptografia você consegue colocar senha em pastas e arquivos ou até mesmo bagunçar completamente as informações de um arquivo de texto por exemplo. Dessa forma você consegue evitar que pessoas não autorizadas, tenham acesso a seus arquivos. Como esse não é um post técnico sobre criptografia, eu não falarei sobre algoritmos de criptografia e nem como eles podem ser quebrados ou decifrados, vamos nos apegar apenas a criptografia na prática.

Hoje em dia existem vários programas de criptografia, que podem ser usados em vários momentos, dentre esses programas um que se destaca é o TrueCrypt. Com o TrueCrypt você consegue criar volumes criptografados protegidos por senha, esses volumes são como HDs virtuais, aonde você pode armazenar todos os arquivos e pastas que você queira proteger.

A utilização do TrueCrypte é muito simples. Primeiro você deve criar um volume criptografado, durante a criação desse volume, será pedido uma senha e informações de tamanho para o volume, além disso também terá algumas opções de criptografia, como tamanho e algoritmo. Após as configurações terem sido feitas, será gerado um arquivo que será responsável por armazenar todos os arquivos e pastas que você colocar no volume criado, na verdade, esse arquivo é o volume que você acabou de criar.

Com o volume criado, basta você monta-lo utilizando o TrueCrypt e abri-lo dando dois cliques no volume ou entrando em “Computador / Letra do volume“. Quando você quiser criptografar um arquivo ou pasta, basta copia-lo para dentro do volume, ao término desse processo desmonte o volume, dessa forma o seu volume conterá todos os arquivos que você copiou para dentro dele e só poderá ser montado novamente com a utilização do TrueCrypt, utilizando a senha que você forneceu na criação do volume.

Um ponto legal do TrueCrypt, é que você pode criar o volume do tamanho que você quiser, sendo assim, você pode criar por exemplo um volume com metade do tamanho do seu pendrive e sempre leva-lo no pendrive, junto é claro com o instalador do TrueCrypt, para que você possa descriptografa-lo, a outra metade do espaço do pendrive, você pode utilizar para armazenar arquivos que não precisam ser criptografados.

Além dessa opção de criar volumes criptografados, o TrueCrypt também possui opções de criptografia de dispositivos como HDs, e partições como as partições FAT dos pendrives e as partições NTFS do Windows.

Atualmente o TrueCrypt esta na versão 7.1 e esta disponível para Windows, MAC e Linux, para baixa-lo acesse o site oficial da ferramenta.

Se você procura por algum programa que proteja os seus arquivos de curiosos, o TrueCrypt é uma ótima opção, se você esta estudando hacking, não deixe de testar essa ferramenta, afinal, todo Hacker antes de saber invadir, tem que saber se defender.