Instalar o Estabilizador

16/06/2011 17:51

O estabilizador não faz parte do  micro computador, mas é importante definir o que é o estabilizador e como deve ser ligado, pois a sua utilização é muito comum em nosso país, já que temos muitas variações na rede de energia elétrica.

A função do estabilizador como o próprio nome diz, é estabilizar a tensão da rede, e isto é necessário, pois nas horas de maior consumo, é comum a tensão da rede elétrica cair para seu valor nominal menos 10%, isso quer dizer que para uma rede de 220 volts, pode ser medido 200 volts.

Da mesma maneira, durante a madrugada, em uma medição poderemos encontrar até 240 volts de tensão na rede.

Para o computador estas variações são muito prejudiciais, e com o uso de um estabilizador pode ser resolvido este problema.

Os estabilizadores encontrados no mercado possuem uma atenuação de 10/1, isso significa que para uma variação de 20 volts na entrada do estabilizador, a saída terá uma variação de apenas 2 volts.

Portanto, nos casos limites descritos, ao invés de termos 200 volts, teremos 218 volts, enquanto que, ao contrário de 240 volts, teremos 220 volts, observe que tivemos uma grande melhoria.

Outra vantagem do estabilizador é possuir várias saídas polarizadas no seu painel traseiro, isso facilita a ligação correta no que diz respeito à polarização.

Ao adquirir um estabilizador deve ser observada a potência do mesmo, que deve respeitar os limites, que dependerão de cada micro, e ainda da maneira que todos os periféricos estão instalados.

Existem usuários que mesmo tendo um monitor automático e que pode ser ligado diretamente em 220 volts, prefere ligá-lo no painel traseiro do gabinete, sobrecarregando o estabilizador sem a menor necessidade.

Entre as várias maneiras de conexão de um determinado micro computador à rede de energia elétrica, se tem várias opções, cada usuário deve optar por uma que leve em conta: custo, comodidade de utilização, nível de proteção, entre outros itens.

A relação a seguir, a título de exemplo, uma maneira de realizar estas conexões, que tem por prioridade a segurança e custos.

A instalação de um fio terra, caso este não exista.

Se as tomadas forem as de dois pinos, estas devem ser substituídas por tomadas bipolares, que são as tomadas de três furos, o fio fase, o fio neutro e o fio terra.

Instalação de um filtro de linha para ajudar na polarização, você pode adquirir um filtro de linha já pronto.

Ligue diretamente no filtro de linha a alimentação do monitor, ligue também no filtro de linha as impressoras se estas forem de 220 volts, e também os outros periféricos, se forem de 220 volts.

Se for usar um estabilizador, use um com potência apenas para o micro computador, também ligado no filtro de linha. Ligue apenas o gabinete no estabilizador.

Se você possuir periféricos alimentados somente por 110 volts, você poderá instalar um conversor de 220 para 110 volts diretamente no filtro de linha.

Uma observação a ser feita é a seguinte: existem no mercado estabilizadores com saídas de 110 volts e várias potências, nesse caso, se você possuir outros dispositivos que necessitem de 110 volts, poderá adquirir um estabilizador com potência maior, e ligar nele, além do gabinete, também os periféricos de 110 volts e eliminando o conversor de 220 para 110 volts.