Kinect para Windows 7

24/06/2011 10:28

 

Em linguagem simples o Kinect é aparelho para Xbox 360 que detecta movimentos de um jogador sem o uso de nenhum controle, ou seja, o jogador pode jogar fazendo apenas gestos com o seu corpo.

Em linguagem técnica o Kinect é um aparelho com uma câmera, um microfone e sensores, que detectam, captam e convertem digitalmente os movimentos e a voz de um jogador, a partir dai ele envia os dados digitais para o Xbox 360, que interpreta esses dados e executa uma ação em um jogo, por exemplo, você ergue o braço direito, o personagem do jogo também ergue o braço direito (interpretação e ação), com isso temos o Hardware que é o Kinect e temos o Software que é instalado no Xbox 360.

O Kinect foi lançado no ano passado e chamou muito a atenção de gamers e usuários comuns, graças a seu modo revolucionário de jogo, aonde a única coisa que o jogador precisa é o seu corpo. E um Kinect. A e um Xbox 360 :D .

Após o lançamento do Kinect, não demorou muito para os primeiros hackers, publicarem vídeos mostrando o aparelho rodando no Windows 7 e até mesmo em algumas distribuições Linux, nesses vídeos eles demonstravam que era possível controlar o computador apenas com gestos, função essa que particularmente eu achei bem mais interessante. Logo que esses vídeos surgiram, a maioria dos usuários tecnológicos naturalmente ficaram com os olhos brilhando, como uma criança que acabou de descobrir o PC, afinal, imagine controlar o computador com gestos, controlar um robô com gestos, dentre outras coisas. Mas e a Microsoft, o que ela achou disso tudo?

A principio a Microsoft “aparente” não demonstrou nenhum entusiasmo com a idéia, obviamente isso não quer dizer que todos devem ficar parados, esperando a boa vontade da Microsoft dar segundos e terceiros passos com essa tecnologia inovadora, foi ai que a Asus anunciou que lançaria um aparelho semelhante ao Kinect e que o mesmo rodaria nos computadores, fora outras empresas que pensaram na mesma coisa só que não divulgaram a idéia. E a Microsoft o que ela achou disso agora?

Na quinta-feira passada 16/06 a Microsoft surpreendentemente (pelo menos para mim), resolveu disponibilizar gratuitamente uma versão beta do software que interpreta os movimentos do Kinect em uma versão para Windows 7 (SDK), e não é só isso não, esse software é um kit com drives, API, códigos de exemplo e documentação. Para vocês terem idéia, isso é tudo que um programador precisa para desenvolver “legalmente” aplicações para o Kinect no Windows. Agora não é mais preciso crackear o aparelho, fazer engenharia reversa e nem criar hacks, ou seja, a Microsoft deu carta branca ou quase branca, para programadores criarem funcionalidades para o Kinect no Windows 7.

Eu dei uma lida na documentação do SDK e até que ela esta bem organizada e descritiva, citando as funções de captura de áudio, vídeo, movimentos, reconhecimento de voz, dentre outras coisas. Qualquer programador C e C++ ou C# intermediário / avançado, já consegue pelo menos entender mais a fundo, como o Kinect funciona e como é possível fazer com que o Windows interprete os dados, que o Kinect gera a partir da conversão do sinal da câmera, microfone e dos sensores.

Você pode baixar o programa, ler a documentação e obter maiores informações sobre o SDK a partir da página oficial do projeto Kinect SDK, o software esta disponível na versão 32-bit e 64-bit. Se você é programador, essa é uma oportunidade indispensável de você estudar o Kinect e desenvolver aplicações para o mesmo, em um futuro bemmmmm próximo, esses aplicativos podem se tornar potencialmente comerciais. Se você é um usuário comum você pode baixar o SDK e tentar rodar o seu Kinect no seu PC com o Windows 7.