Prepare-se para evitar que migração para o IPv6 seja disruptiva (hackers Ativos)

12/08/2011 22:02

Quase metade dos gestores de TI enfrentam problemas nas suas redes todos os meses por erro humano, revela estudo da Enterprise Management Associates (EMA). Segundo Jim Frey, diretor da entidade, 80% das médias empresas nos EUA tiveram pelo menos um erro por mês.

O estudo da EMA ouviu 100 gerentes de TI de médias empresas e constatou que, em média, as empresas têm de corrigir cinco a seis erros por mês e o problema só deve piorar. A mudança para o protocolo IPv6, a virtualização e a cloud computing vão aumentar a complexidade das redes e levar a mais erros de configuração.

"Receio que muitas organizações estejam prontas para um despertar rude quando tentarem retirar uma ampla vantagem das aplicações de virtualização; a quantidade de alterações na rede e nos requisitos em tempo real será difícil para os responsáveis de TI sem as ferramentas de automação necessárias”.

A mudança para o IPv6 pode revelar-se particularmente disruptiva – segundo a pesquisa da EMA, patrocinada pela Infoblox. Apenas 43% das organizações já começaram a sua transição para o IPv6, apesar do último bloco de endereços IPv4 já ter sido enviado para os “registries” regionais.

Apesar da aceitação generalizada da importância da automação da rede, as empresas estão mais lentas que o necessário na implementação da tecnologia. Segundo a EMA, apenas 14% das empresas automatizaram mais de metade das suas tarefas administrativas diárias, embora 74% dos gestores concordarem que ofereceu uma maior estabilidade.