­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Trave páginas no Chrome com um simples comando

29/05/2011 17:57

Se uma página está ″enroscada″ no Chrome, sem responder e/ou consumindo muitos recursos do sistema, basta um comando para derrubá-la. Descubra qual é!

Não, a chamada não está errada. De fato, é possível "travar" abas no Chrome usando um comando bastante simples. Antes de revelá-lo, porém, vale a pena apontar qual a utilidade dessa ação.

O Chrome, a exemplo do Internet Explorer, possui um mecanismo que isola cada aba em processos separados e autônomos. É por isso que quando apertamos Ctrl + Shift + Del e entramos na aba "Processos" aparecem vários chrome.exe ou, no caso do IE, iexplorer.exe. Essa abordagem faz com que, caso uma aba trave, as outras continuem de pé, como se nada tivesse acontecido. Antigamente, e ainda hoje com alguns navegadores, como Firefox e Opera, se uma aba travasse, todo o navegador parava de responder. Bem pior, não?

 

Antes de travar uma aba, o Chrome tenta recuperá-la, aguarda uma resposta, enfim, dá chances para não ter que intervir. Em páginas cujo processamento demanda mais tempo, faz sentido, mas há casos onde o sistema visivelmente parou de responder, o que nos leva à conclusão de que esperar é perder tempo. Mas o Chrome não sabe discernir esses dois cenários, e mesmo quando o travamento é óbvio, ele ainda assim espera, espera, espera...

É aqui que entra o comando about:crash. Digite-o na barra de endereços e dê Enter para "travar" uma página. Ela para de carregar imediatamente e exibe a característica janela "Ah, não!", cessando imediatamente qualquer atividade que estivesse se desenvolvendo ali.

Na próxima vez que uma aba parar de responder ou estiver gastando muito processamento, basta usar esse comando para cortar o mal pela raíz e continuar usando as demais abas normalmente, como se nada tivesse ocorrido.

Pesquisar no site