Como definir o Chrome como leitor padrão de arquivos PDF

13/08/2011 13:04

Cansado do ″peso″ e insegurança do Adobe Reader e outros programas para visualizar arquivos PDF? O Chrome, navegador da Google, é também um levíssimo e eficiente leitor de PDFs. Aprenda como torná-lo o programa padrão para abrir esse tipo de a

Faz algum tempo já que o Chrome, navegador web da Google, traz embutido um leitor de arquivos PDF. Ele faz exatamente o que o Adobe Reader, talvez o leitor de arquivos do tipo mais conhecido e usado do mundo, faz, mas com algumas vantagens: é extremamente leve e roda no sistema de sandboxing do Chrome, o que se traduz em mais segurança.

Por padrão, o Chrome só ativa o seu leitor de PDF quando, a partir de uma outra página, o usuário clica num link para um PDF. O leitor do Chrome é simples de tudo: tem quatro botões no canto inferior direito da página e só; os demais comandos, como a impressão, por exemplo, usam o “core” do navegador, ou seja, são acessados da mesma forma que se faz com páginas web.

Apesar das limitações, para a maioria o Chrome enquanto leitor de PDFs sobra. Abre arquivos, permite salvá-los e imprimi-los, tem zoom e paginação. É leve e você já o tem instalado. Para que buscar um outro programa que só faz algo que o Chrome já faz? É justamente esse o questionamento.

O tutorial abaixo ensina como tornar o Chrome o seu leitor de PDFs padrão. Ele parte da premissa de que você já tenha um outro programa para esse fim instalado na máquina.

***

Abra o menu Iniciar e clique em “Programas Padrão”. Uma janela com uma parte do Painel de Controle surgirá. Nela, clique no link “Associar um tipo de arquivo ou protocolo a um programa”, o segundo da lista.

O carregamento da janela seguinte pode demorar um pouco, isso depende diretamente da quantidade de extensões associadas ao Windows e do seu hardware. Quando a lista terminar de ser carregada, role-a até encontrar a opção “.pdf”. Selecione-a e clique no botão “Alterar programa...” no canto superior direito, ou dê logo um clique duplo.

Na outra janela que aparece, clique no botão “Procurar...”. Agora, copie esse endereço e cole ele na barra de endereços da janela “Abrir com...”: %userprofile%\AppData\Local\Google\Chrome\Application. Nela consta um arquivo chrome.exe; selecione-o e clique no botão “Abrir”.

 

Caso a caixa de seleção “Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo” esteja acessível e desmarcada, marque-a. É exatamente essa ação que definirá o Chrome como leitor padrão de PDFs.

Novo ícone dos arquivos PDF.Feito isso, você notará que os arquivos PDF têm outro ícone, parecido com esse da figura ao lado. Um clique duplo o abrirá diretamente no Chrome, como era esperado. Nesse ponto, você pode desinstalar o Adobe Reader ou qualquer outro programa do gênero, caso prefira.

com informaçoes do WinAjuda

 

Comentem !