Conectando computadores com cabo Ethernet

18/07/2011 14:30

ntes de ligar os dois computadores com um cabo, certifique-se que ambas as máquinas estão dentro do mesmo grupo de trabalho *.

Aqui está um passo-a-passo que explica como você pode mudar o grupo de trabalho de seus computadores.

Alterando o grupo de trabalho no Windows XP – No menu Iniciar, clique com o botão direito em “Meu computador”.

Selecione Propriedades e em seguida selecione a segunda aba que diz “Nome do Computador” na janela de Propriedades do Sistema.

Agora clique no botão “Alterar …”, digite o nome do grupo de trabalho e reinicie o computador.

Alterando o grupo de trabalho no Windows 7 ou Vista – No Windows Vista, abra o Painel de controle, digite “trabalho” na caixa de pesquisa e selecione a entrada que diz “Alterar nome do grupo de trabalho.” Clique em “Alterar …”, digite o nome do grupo de trabalho e reinicie o computador . Usuários do Windows 7 podem pular uma etapa: basta digitar “trabalho” na caixa de busca no menu Iniciar e selecionar a primeira entrada, em seguida, proceder como acima.

Agora que os grupos de trabalho são as mesmas para ambos os computadores, conectar os dois computadores juntamente com o cabo Ethernet crossover. Basta plugar uma ponta do cabo na placa de rede do computador A e a outra extremidade do cabo à placa de rede do computador B.

O Windows reconhecerá automaticamente a nova rede, e agora você pode facilmente visualizar arquivos e pastas que o outro computador está compartilhando. Você pode abrir Redes no Menu Iniciar (ou no Painel de controle), e você já deve ver o nome do outro computador.

Você pode então procurar os arquivos compartilhados no computador, e pode até mesmo utilizar impressoras compartilhadas.

Solução de problemas – Se você não vê o outro computador em Redes, você provavelmente tem um aviso no topo da janela dizendo que a descoberta de rede está desligada. Selecione “Ativar descoberta de rede e compartilhamento de arquivos.” No próximo prompt, selecione “Não, manter a rede que estou conectado como privada.” Agora você deve ver o outro computador na rede doméstica.