[DICA]Conhecendo melhor seu computador

28/05/2011 21:20

1. Conceito de hardware e software

Hardware é tudo que faz parte fisicamente do seu computador, ou seja, são as peças que compõe ele.

Software são os programas que fazem seu computador funcionar e realizar tarefas como editar um texto, imprimir uma foto, enviar um email, etc.

Algumas pessoas dividem o software em duas categorias: utilitários em geral (programas para gravação de CDs, edição de imagens, textos, planilhas de cálculos, email, navegação na internet, etc) e sistemas operacionais.

Os sistemas operacionais são responsáveis por dar vida ao seu computador, digamos assim. É através de um sistema operacional que você pode usar o seu computador, ele é a sua principal forma de controlar a máquina. Sem um sistema operacional não existe função para um computador, ele não será mais do que um amontoado de hardware (ou peças) sem utilidade.

Mas então qual é o seu sistema operacional?? Isso depende do computador que você comprou ou vai comprar, os mais comuns são o Windows (pronuncia-se “uindous”), o Linux e o Macintosh (pronuncia-se “méque-in-tochi”).

A maioria esmagadora dos computadores em uso atualmente trabalha com o sistema operacional Windows.

 

Placa-Mãe: ela pode ser considerada o coração do computador, todas as peças do micro estão ligadas à ela. É ela quem determina qual o tipo de memória, HD, processador e outros itens que serão usados, e por isso mesmo é ela quem dita as possibilidades de melhoria da capacidade de hardware do computador no futuro. Boas placas-mãe suportam processadores mais simples e mais avançados (desde que sejam do mesmo padrão), aceitam uma boa quantidade de memória (em geral o máximo suportado varia entre 2GB e 4GB para micros caseiros) e possuem no mínimo 3 encaixes livres para adicionar placas extras (rede, som, captura de tv, etc). Abaixo temos um exemplo:



Quer saber mais sobre placas-mãe? :Clike aki

 

 

Memória: Algumas pessoas fazem uma analogia errada sobre as memórias. Elas não guardam os seus arquivos (fotos, textos, músicas…). O responsável por armazenar seus arquivos é o HD. As memórias permitem que o seu computador trabalhe com as informações enquanto a máquina está ligada, de certo modo elas até armazenam informações e arquivos, mas de forma temporária, apenas enquanto você está trabalhando neles. Para que o processador trabalhe com um arquivo ou com um programa ele precisa da ajuda das memórias, por isso, quanto mais memória seu computador tiver melhor será o desempenho dele. Existem diversos tipos de memória no mercado, cada tipo serve em uma determinada placa-mãe e funciona junto com um determinado processador. O principal ponto que você deve saber é que a quantidade de memória influencia no desempenho do micro, portanto se for possível procure máquinas com a maior quantidade de memória que seu dinheiro puder pagar. Atualmente valores entre 1GB e 2GB de memória atendem a maioria dos usuários domésticos. Exemplo de uma memória:

 

 

Processador: como um determinado fabricante gosta de dizer, este é o cérebro do seu computador. Tudo que acontece nele passa pelo processador e ele é o principal componente para determinar a velocidade da sua máquina. Quando mais rápido é o processador mais rápido será o uso do computador e melhor será a sua capacidade para rodar um jogo ou mais de um programa ao mesmo tempo. Aqui é importante que você tenha em mente que existem processadores de apenas um núcleo e processadores de mais de um núcleo. Esses processadores com 2 ou mais núcleos – também conhecidos com “dual core” e “quad core”- trabalham de forma mais eficiente, portanto, se você for escolher um micro dê preferência a máquinas que possuem esses processadores. Exemplo de um processador:

 

 

HD ou disco rígido: esse é o responsável por armazenar tudo que existe de software e arquivos dentro do seu computador. A ordem principal aqui é tamanho, quanto maior for a capacidade do seu HD mais informações, programas, jogos, fotos, etc você poderá guardar no seu computador. Atualmente os HDs usam um padrão chamado “SATA” e possuem capacidades de armazenamento que variam de 80GB até 500GB. Para usuários domésticos algo em torno de 160GB ou 250GB está excelente. Problemas no seu HD em alguns casos ocasionam a perda das informações armazenadas no computador, é por isso que você ouve algumas pessoas falando em “backup”, ou seja, uma cópia dos seus arquivos importantes (textos, fotos, músicas, etc) para um outro local, como um CD por exemplo. Assim caso aconteça algum acidente com o seu HD basta trocá-lo, reinstalar os programas e copiar seus arquivos que estão no CD de backup para o seu HD novo.

 

 

Placa de vídeo: responsável por enviar a imagem para o seu monitor. Podem ser de dois tipos: “offboard” – quando vem separada da placa-mãe; e “onboard” – quando a placa de vídeo vem embutida de fábrica na placa-mãe (a maioria dos micros vendidos atualmente usam placas de vídeo onboard). Aqui você deve dar atenção para alguns itens, são eles:

- placas de vídeo offboard tem melhor desempenho, portanto se o seu computador vai rodar jogos, editar imagens e vídeos ou se você gosta de assistir DVDs com qualidade essa é a melhor opção. Placas de vídeo offboard com 256MB ou 512MB atendem muito bem aos usuários de jogos.

- placas onboard barateiam o preço final do computador, mas não devem ser escolhidas para uso em micros que irão rodar jogos – elas tem baixo desempenho e ainda utilizam parte da memória do computador para funcionar, prejudicando a performance geral do computador. Escolha esse tipo de placa se a sua intenção for navegar na internet, editar textos e planilhas de cálculo, email, assistir a filmes (sem uma qualidade excelente) e afins.
 
 
 
Esses são os principais itens a serem observados no momento da compra de um computador, pois eles afetarão diretamente a produtividade do micro. Caso você esteja interessado em saber mais sobre outros itens de hardware recomendo que leia esse guia de hardware para iniciantes do Infowester.