Esses truques da barra de tarefas do Windows 7 você talvez desconheça

09/07/2011 13:14

Mesmo com um ano e meio no mercado, ainda existem truques e dicas para o Windows 7 que muita gente desconhece. Descubra três novos que podem lhe ser muito úteis!

O sistema ficou mais leve e rápido, a interface ganhou melhorias, a barra de tarefas, uma repaginada cheia de atalhos que facilitam a vida. Esse é o Windows 7.

FECHAR JANELAS PELA MINIATURA.

Para abrir uma nova instância de um programa que já está aberto pela barra de tarefas, existem duas formas: ou você segura a tecla Shift e dá um clique com o botão esquerdo do mouse, ou dá um simples clique com o botão central, da wheel (a “rodinha” do mouse).

Até aqui, nada surpreendente. Você talvez não conhecesse, mas são dicas bem difundidas. O grande truque desconhecido é o caminho inverso, ou seja, como fechar janelas abertas com apenas um clique do mouse.

É simples. Pouse o cursor do mouse sobre ela e espere a miniatura (pré-visualização) saltar. Agora, coloque o cursor sobre a miniatura da janela e dê um clique com o botão central do mouse (o da “rodinha”). Pronto, janela fechada!

 

Executar programas como administrador

A maioria dos programas que usamos é executada sem privilégios administrativos, ou seja, sem permissões para mexer e, potencialmente, “estragar” partes vitais do Windows.

Esse comportamento é padronizado para preservar o sistema. Não significa que programas são impedidos de rodarem com privilégios administrativos, apenas garantem que, na configuração padrão, eles só consigam esse direito com o consentimento do usuário. Sim, você acertou: quando um programa requer para si esses direitos, a concordância se dá pelo UAC.

Alguns programas cuja única finalidade é mexer no sistema, como o CCleaner, só abrem dessa forma. Outros, pedem gentilmente que o usuário o feche e, em seguida, o reabra com privilégios administrativos, clicando no atalho com o botão direito e, no menu de contexto, indo em “Executar como administrador...”. Outros não dizem nada, o que nos deixa com a pulga atrás da orelha...

Grande novidade do dia: dá para abrir programas com privilégios administrativos sem precisar abrir o menu de contexto! Funciona na barra de tarefas, no menu Iniciar e, provavelmente, em outras áreas do Windows 7.

A mágica acontece simplesmente segurando as teclas Ctrl e Shift juntas e, em paralelo, com um clique simples com o botão esquerdo do mouse no programa desejado. O UAC pula e, após a concessão de direitos, o programa abre com poder para fazer acontecer no Windows. Use com responsabilidade esse atalho!

Desabilitar o “Mostrar área de trabalho”

Aquela lombada no canto direito da barra de tarefas passa batida por muita gente, mas ela não é um mero adereço estético de gosto duvidoso. O botãozinho tem duas serventias.

A primeira é “limpar” a área de trabalho, ação tomada com um simples clique nele. Por “limpar”, entenda ocultar todos os elementos que não sejam ícones e gadgets do espaço. A combinação de teclas que surte esse mesmo efeito é Winkey + D.

Já a segunda serventia é tornar transparentes, temporariamente, todas as janelas que estejam sendo exibidas na área de trabalho. Para isso, basta pousar o cursor do mouse sobre aquele espaço.

Tem quem não goste dessa segunda utilidade. Para esses, existe uma forma bem fácil de removê-la. Clique na lombada com o botão direito do mouse e desmarque a opção “Espiar área de trabalho”.

FONTE : WINAJUDA