FBI pondera a aplicação de leis anti-terrorismo aos Hackers, e os Anonymous estão em mira.

03/04/2012 06:51

Uma frase recente vindo do Director do FBI, Robert Mueller, sugere que o Cyber Terrorismo poderá rapidamente tornar-se a ameaça número um para os Estados Unidos (e já agora para todos os outros países), referindo que: “Temos de tirar lições do terrorismo e aplicar as mesmas ao Cyber crime

Conforma o FBI expande a sua lista de grupo a serem consideradas organizações terroristas, o grupo Anonymous está agora em mira uma vez que o mesmo se está amostrar um grupo organizado que reúne esforços nos seus ataques, não sendo um grupo disperso que ataca sites ao acaso. Neste campo o Director Mueller refere: “Hackers antes isolados agora uniram forças para a formação de sindicatos criminosos

O FBI tem andado em polvorosa desde que a informação da firma de segurança Stratfor foi roubada, o que foi principalmente devido ao grupo Anonymous. Muitos dos dados confidenciais adquiridos no ataque foram parar ao Wikileaks e outros sites de notícias.

A ideia do FBI é trabalhar com outras corporações públicas e privadas “usando a conectividade para parar aqueles que nos querem danificar“, tratando estes “Hacktivistas” como se fossem terroristas, o que poderia significar passar prisão perpétua numa prisão de máxima segurança.

Com a lei recentemente passada e denominada de National Defense Authorization Act (NDAA), é mesmo possível segundo certas secções da lei que os acusados de terrorismo possam ser enviados para a prisão sem um julgamento justo, basicamente fazendo dos tribunais o Juiz, o Jurado e o Executante da pena. E com o FBI a extender o alcance do terrorismo a estas situações, estes hackers não seriam tratados de forma diferente de um terrorista envolvido no ataque de 9 de Setembro.

Há aqui contudo várias questões que não podemos deixar de abordar. E como tal comentaremos esta noticia:

1º – Os anonymous não são terroristas, nem nunca o foram. Podemos questionar e podemos mesmo condenar as suas atitudes. Mas daí a considerar os mesmos terroristas vai um passo tremendo.

2º – Condenar à prisão perpétua uma pessoa que coloca em causa a vida ou a segurança de milhões de pessoas é uma coisa. Condenar à prisão perpétua um grupo que rouba alguns dados de uns sites… convenhamos que é outra.

3º – Onde é que acaba a segurança nacional e começam os interesses das grandes corporações? Será que nos dias que correm, com tantos interesses económicos envolvidos ainda se consegue traçar a linha que separa estas duas coisas?

Sinceramente é nossa opinião que se o Grupo Anonymous está sob a mira do FBI como grupo terrorista, algo está mesmo muito mal. Até ao momento desconhecemos (e aqui reconhece-se que podemos estar com informação em falta, mas falamos baseados no que sabemos), que este grupo tenha alguma vez tomado alguma atitude que tenha colocado a segurança de algum país (seja ele os EUA ou outro) em causa, até porque se o fizeram, efectivamente merecem ser punidos de acordo. Mas se o FBI fala com aquilo que é vulgarmente conhecido como “dor de cotovelo” por este grupo ser ilusivo e difícil de detectar, tendo colocado a nú com a divulgação dos ficheiros Startfor várias corrupções existentes, e não porque efectivamente possa estar a colocar a segurança de algum país em risco, mas porque há interesses financeiros por trás com receio de serem divulgados, então há que ter muito cuidado com as palavras, não pensando em se arranjarem subterfúgios para calar de vez certas vozes só porque são incómodas optando-se por uma política de medo e intimidação.

Note-se que não estamos a defender aqui os Anonymous, mas sim a criticar a atitude do FBI para a qual, à falta de mais dados, nos parece em tudo exagerada.

Fonte: Whatswhat