Microsoft atualiza Windows Phone 7

29/05/2011 16:17

Los Angeles (EUA), 24 mai (EFE).- A Microsoft apresentou nesta terça-feira a primeira grande atualização do Windows Phone 7, chamada versão "mango", que integra a execução simultânea de múltiplos aplicativos, e uma nova versão do navegador Internet Explorer.

A nova versão do Windows Phone 7 será lançada gratuitamente no último trimestre do ano em 35 países, inclusive o Brasil.

"Há mais de 500 melhorias, mas a essência do produto continua a mesma. Não é um novo software, é uma atualização", especificou à Agência Efe o diretor da divisão de Comunicação Móvel para a América Latina da Microsoft, Hernán Lardiez.

"Mango" permitirá que os usuários possam manter uma mesma conversa sem interrupção através de diferentes formatos, de tal forma que poderá iniciar pelo chat do Facebook, continuar no Windows Messenger e terminar com SMS dentro de um mesmo contexto.

Os usuários também poderão agrupar seus contatos e manter uma comunicação mais ágil, assim como associar várias contas de e-mail em um mesmo canal.

Outra novidade será a integração das ferramentas de buscas na internet de produtos, lugares e eventos com o telefone de modo que o Windows Phone 7 mostrará os resultados obtidos pelo Bing como se fossem menus e não páginas web.

Além disso, as buscas serão associadas com aplicativos que tenha o usuário no terminal e cujos conteúdos estejam relacionados com o resultado.

"Mango" levará a versão íntegra do Internet Explorer 9 aos telefones, nos quais o Twitter e LinkedIn passarão a ter uma integração similar à atual do Facebook e a opção de síntese de voz, usada para ler em voz alta e-mails e mensagens de texto.

"Toda a parte de comunicação ao redor de contatos está melhor e a parte de interação entre Bing e os aplicativos o transformou em uma experiência muito superior ao que há no mercado atualmente", indicou Lardiez.

Hoje existem cerca de 18 mil aplicativos criados para Windows Phone 7, sistema lançado em outubro de 2010 e que com o "mango" estreará como o processador dos telefones da Nokia após o acordo assinado entre as duas empresas.

Microsoft anunciou também novas alianças para a distribuição do Windows Phone 7 com Acer, Fujitsu e ZTE, que se somam aos existentes com empresas como Samsung, LG e HTC.