Trocando Fonte do PC

16/06/2011 17:54

necessário que seja feita a substituição por outra fonte de maior potência.

A troca da fonte por outra de maior potência se torna necessária quando é anexado à CPU um componente que requeira uma quantidade maior de energia ou por algum defeito na fonte de alimentação.

Se depois de instalar um dispositivo o disco rígido não inicializar, é sinal que possivelmente faltou corrente, para comprovar, recomenda-se desligar o novo dispositivo e verificar se o computador inicializa normalmente.

Se inicializar, o novo dispositivo consome bastante energia e é provável que a fonte tenha que ser trocada por outra de maior potência.

Mas antes disso deve ser verificado se a fonte está com problemas de ventilação, se a fonte estiver bem aquecida ela irá gerar menos energia e a energia gerada pode não ser suficiente para alimentar todos os dispositivos da CPU.

Para a substituição da fonte não basta selecionar uma com a quantidade de watts requerida, os requisitos de qualidade, compatibilidade e o próprio aspecto físico para instalação do gabinete deve ser considerado.

A retirada e instalação da fonte dependem do tipo de gabinete, parece óbvio, mas lembrar não custa, a fonte é identificada por uma caixa blindada e um ventilador voltado para fora.

Na retirada, deve-se tomar o cuidado de desligar o computador, desligar o cabo da alimentação, eliminar a eletricidade estática, e retirar primeiramente os conectores da CPU e depois os restantes.

Antes de retirar os conectores, saiba que as fontes de alimentação de todos os PCs, XTs, e ATs têm dois tipos de conectores, dois deles vão para a placa de sistema, os outros se encaixam em unidades de disco ou unidade de leitura ótica.

Note que não citei PCs com fonte ATX, para não deixar sem escrever nada, pode ser um ou dois conectores também, em todo caso, observe e anote como são encaixados os conectores e não existirão problemas.

Os conectores das unidades de disco fornecem os 5 e 12 volts de que essas unidades necessitam, os dois conectores da placa de sistema não são iguais, cada um deles possuem as tensões específicas, por issoi devem ser encaixados nos seus exatos locais.