[Tutorial] Deixando a Internet Mais Rápida! DNS fixo

29/05/2011 17:05
"Você pagou por acesso rápido à internet, mas por algum motivo a leitura de websites parece lenta. Estranhando o ocorrido, você liga para o serviço de atendimento ao cliente do seu provedor de Internet.

Após um longo tempo ouvindo à uma vibrante trilha acompanhada por uma narração que exalta as qualidades da empresa, você é atendido: o funcionário confere as suas configurações, efetua um teste de banda e... tudo OK, não há nada com a sua conexão.

Tentando dar um fim ao mistério, um técnico da empresa faz a rotineira visita à sua casa, confere os cabos na caixa de entrada, faz um teste de ping e, sem solução, assina a ordem de serviço indicando que nenhuma deficiência foi encontrada.

E agora, o que fazer? Há uma solução simples (e gratuita) que pode resolver o seu problema. Existe um importante elemento para que sua conexão funcione bem, que é o servidor de DNS. Ele permite traduzir os nomes de domínios (como https://www.pcmag.com.br ) em números de IP correspondentes (como 200.221.8.150).

O problema é que no Brasil, os servidores de DNS raramente funcionam de forma otimizada. Muitos provedores de internet sofrem para resolver os domínios com rapidez, resultando em páginas que demoram para abrir, apesar da enorme banda contratada estar sobrando.

O que fazer, nestes casos? Corte o mal pela raiz: ao invés de utilizar os números fornecidos pela empresa, adote o OpenDNS. Este serviço gratuito (e nada intrusivo - garantido) faz uma rápida busca e tradução dos endereços, que são usados a cada vez que você manda um e-mail, visita uma página de internet, utiliza serviços peer-to-peer, e assim por diante.

Utilizando uma base de dados inteligente, o OpenDNS beneficia o usuário com sua rede de alta performance, distribuída geograficamente e acompanhada por servidores redundantes. O serviço responde à sua conexão utilizando o servidor mais próximo, tornando tudo mais rápido e confiável.

Além disso, o OpenDNS oferece serviços muito interessantes. Erros de digitação comuns, como digitar .cmo ao invés de .com, são corrigidos automaticamente, de forma transparente para o usuário. Um virtuoso filtro contra phishing (uma entre as diversas formas de tentar roubar o seu dinheiro com golpes online) impede que você entre em sites comprovadamente[/color] perigosos, exibindo um aviso no navegador.

Quer mais? Não é necessário instalar absolutamente nada em seu computador, e o serviço funciona em qualquer sistema operacional: Windows, MacOS, Linux, e assim por diante. A empresa ganha dinheiro ao exibir propagandas e anúncios APENAS nos sites que você digitar errado, cujo domínio não existir. Trocando em miúdos, ele não interfere em sua navegação!"


Hora do teste efetivo

Gostou da idéia? Mãos à obra! Basta modificar a sua configuração de DNS e adicionar os números abaixo

[color=red]DNS Primário: 208.67.222.222
DNS Secundário: 208.67.220.220

Aos Usuários Windows 2000, XP ou Vista
- Entre no painel de controle, abra as conexões de rede e selecione o seu dispositivo de interface com a Internet
- Clique em propriedades e selecione o protocolo de Internet (TCP/IP)
- Clique em propriedades
- Basta preencher os campos de DNS primário e secundário com os números indicados acima e aceitar as configurações

-----------