Usando o DOS como cliente FTP

03/07/2011 14:56

Quem trabalha com sites (criando e editando) e não possui tempo de sobra para utilizar os clientes disponíveis nos sistemas de hospedagem (que são muito lentos), sente-se obrigado a baixar um programa FTP Client, mas pode sentir dificuldade em escolher um.

Então, vá em Iniciar > Executar (Windows 7: Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Executar). Digite CMD. Abrirá a janela do MS-DOS.

Digite FTP e aperte Enter. Agora, digite OPEN e aperte Enter. Digite seu FTP (exemplo: ftp.seusite.com). Irá pedir seu nome de usuário. Digite-o e aperte Enter. Irá pedir sua senha. Repare que o que você digita, possivelmente não está aparecendo. Mas, continue assim mesmo. Aperte Enter.

Aguarde um pouco. Se anti-vírus ou firewall bloquearem o MS-DOS, você pode desbloquear sem medo. Irá aparecer uma mensagem de login.

A partir daqui você já poderá utilizar seu FTP. Digite DIR ou LS para listar todos os arquivos. Digite GET para baixar um arquivo do FTP para seu computador (irá para C:WINDOWSsystem32). Digite SEND para enviar um arquivo, RENAME para renomear, CD nomedapasta para abrir uma pasta, CD.. para voltar ao root. Por último, digite DISCONNECT para deslogar do FTP.

Os comandos poderão ser conhecidos digitando-se ? no prompt. Aparecerá todos eles.