Vulnerabilidades em empresas

24/07/2011 09:46

Como todos nós já sabemos, basta um computador ficar conectado 1 hora na Internet sem nenhum software de segurança, para que o mesmo seja atacado por alguma praga virtual, isso parece meio assustador, mas é a mais pura realidade.

Agora imaginem, se um computador doméstico, que potencialmente é usado apenas para uso pessoal e tarefas simples, já é visado por Crackers, imaginem então computadores e redes corporativas que fazem diversas transações por dia, ou até mesmo por hora, além de trafegar informações e segredos da própria empresa.

Como já podemos imaginar a maioria das grandes empresas se não todas, sofrem por dia diversas tentativas de invasão por meio de suas redes, sistemas ou até mesmo por meio de engenharia social, o objetivo do invasor é apenas um, conseguir acesso privilegiado ao sistema da empresa para que possa fazer o que desejar. É pensando nisso que a maioria das empresas, não só grandes mas também pequenas e médias, possuem ou deveriam possuir uma equipe de TI focada na segurança das redes e sistema da empresa, isso faz com que a ação de um Cracker ou Hacker fique mais difícil, e como não há nenhuma forma de proteger algo 100%, tornar a invasão difícil já é uma grande vantagem.

Mas afinal quais são as principais ameaças e vulnerabilidades em ambientes corporativos?

Derek Manky, pesquisador de segurança, fez um Top 10 com as maiores ameças em ambientes corporativos, vejam qual foi o resultado:

1. Pendrivers

2. Notebooks e Netbooks

3. Redes sem fio

4. Dispositivos USB de qualquer outro tipo como: cameras, tocadores de musicas, etc.

5. Uso de computadores de funcionários por outros funcionários

6. “Trojan humano”, engenheiros sociais disfarçados de terceirizados

7. Mídia óticas (CDs e DVDs)

8. Pessoas com capacidade de leitura dinâmica e memorização

9. Smartphones

10. E-mail