Windows 8 Não Irá Exigir um Novo PC, diz Microsoft

26/06/2011 21:36



Tendo aprendido a lição com o Windows Vista, a Microsoft garantiu que a próxima versão do sistema operacional Windows, por enquanto conhecida como Windows 8, não irá exigir a compra de um novo PC.


Ampliamos a tendência iniciada com o Windows 7 de manter os requisitos de sistema os mesmos ou reduzi-los. O Windows 8 será capaz de rodar numa ampla gama de máquinas porque terá os mesmos requisitos de sistema (que o Windows 7) ou menores», disse Michael Angiulo, da Microsoft, que demonstrou o novo software durante um evento para a imprensa em Taipei.

«Outra coisa que fizemos foi dar ao Windows 8 a inteligência necessária para adaptar a interface de acordo com o hardware. Então quer você esteja a actualizar uma máquina ou a comprar um novo PC, o Windows irá adaptar-se ao seu hardware», disse.

O novo sistema foi projectado a pensar no toque, o que faz com que PCs sem ecrãs sensíveis ao toque não terão todos os benefícios desta tecnologia. Também foi projectado para tirar proveito de uma variedade de sensores para detectar movimento e proximidade, e estes sensores não estão presentes nos PCs actuais.

Mas Angiulo disse que a nova interface, com grandes ícones coloridos (Tiles) e muito similar à do Windows Phone 7, ainda pode ser utilizada sem problemas com um mouse e teclado. As teclas Page Up e Page Down são usadas para se mover através das «Tiles» no ecrã. Um clique do rato abre as aplicações, e a tecla Windows leva os utilizadores de volta ao desktop.